Sony Pictures Classics
Sinopse
O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.
Resenha
O filme Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name), é baseado no livro de romance do autor egípcio André Aciman que foi lançado em 2007 e desde lá o filme já veio sido produzido. A trama se passa no ano de 1983 no interior da Itália, onde o jovem Elio (Timothée Chalamet) vive com sua família. A casa de campo é um ambiente completamente cultural. O filme já se inicia em temporada de verão e também com a chegada do acadêmico Oliver (Armie Hammer) para auxiliar a pesquisa de arqueologia especializada em esculturas grego-romanas do pai de Elio (Michael Stuhlbarg).
Elio e Oliver começam uma relação amorosa escondida e é muito interessante toda a ligação que eles estabelecem desde o início do filme, porque além da sexualidade, ambos possuem herança judaica. Além disso, eles retratam muito bem o amadurecimento dos seus personagens e procuram mais o desejo, o sentimento do que a sexualidade, propriamente dita.
Com todo esse significado, a estética importa muito na composição do drama, a direção de Luca Guadagnino e roteiro de James Ivory foi levemente modificada para as telonas, pois a abordagem da essência é o fator que mais importou ao diretor. E com razão. O drama é muito bem costurado e o desejo de ler o livro aumenta ainda mais, até porque quem conta a história são os próprios Elio e Oliver, não há uma terceira pessoa contando como na obra literária.
A fotografia é muito bem estudada e a trilha sonora é brilhante, composta por Sufjan Stevens e também com adição de músicas em francês e italiano, idiomas presentes no filme. "Mystery of Love", uma das faixas de Stevens, foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar em "canção original".
Em questão de prêmios, o filme indicado em quatro categorias no Oscar de 2018, foram elas, Melhor Filme, Melhor Música Original, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. James Ivory levou o prêmio com este último.
O filme não possui planejamentos de sequência e segundo o ator Armie Hammer, parece ser improvável. No entanto, há uma boa notícia, o livro que dá continuidade a história de Elio lança em outubro deste ano e já conta com o título "Find Me", apenas em inglês, os leitores brasileiros devem aguardar para mais novidades com a Editora Intrínseca, que publicou o primeiro título no país.
Comentários
Postar um comentário