Pular para o conteúdo principal

Conheça o poeta Ronaldo Ferreira

Foto: Divulgação/ Rede social

O escritor e poeta contemporâneo Ronaldo Ferreira de Almeida nasceu em Niterói e mora em São Gonçalo, Rio de Janeiro. É formado em Teologia e pós-graduado em Gestalt-terapia. É também um estudioso dos assuntos concernentes à Filosofia, à Psicologia e ao Direito.

Sua paixão pela poesia começou quando conheceu a MPB através de seus pais e também quando pegava escondido o livro de poemas de sua irmã. A observação da escrita dos poetas brasileiros hoje o faz ter uma forte influência de nomes modernistas, pós-modernistas e contemporâneos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Adélia Prado, Manoel de Barros, Hilda Hilst, Aldir Blanc, Cartola, Antonio Cícero, entre outros.

Quando questionado sobre quais temas aborda em suas obras, Ronaldo comenta "os temas que surgem nos meus poemas são variados. (...) Cada um dos meus leitores e amigos que falam sobre a minha poesia veem a minha poesia de um prisma diferente. Cada um me define de uma maneira. Não gosto de me definir, pois prefiro falar da vida e de tudo que ela abarca: amor, dor, desilusão e fatos sociais. Sou um poeta multitemático. Posso falar desde a mulher que passa até sobre o assassinato da Marielle Franco – como já fiz. Esse é o meu tema: A vida!"

Ronaldo tem uma forte ligação com a favela, já que é a origem de seus pais. Já esteve envolvido em diversos projetos sociais, ele acredita que a escrita é uma ampla motivação de ação para mudar o âmbito social.

capa do livro
O Amor Deitou Âncora
Em 2013, lançou seu primeiro livro O Amor Deitou Âncora que fala sobre amor, sem cair no lugar comum. Para Ronaldo, ele acredita que este seja o desafio de escrita para todo poeta. A obra se destaca por sua intertextualidade, passando por diversos gêneros da poesia e consegue o seu objetivo: fazer bater o coração e trazer à reflexão este tema que move os grandes clássicos da literatura: o amor.

Mesmo conectado à poesia, a chance de escrever um livro de ficção não está descartado, pois ele já tem o enredo e os personagens em mente. Além disso, considera um desafio que adoraria se envolver.

Para projetos futuros, Ronaldo pensou ainda em lançar seu livro este ano, mas no meio do caminho, foi convidado a participar de uma coletânea chamada POLEM 10 anos- Edição comemorativa (VENTURA/2018) e o outro convite pela CHIADO Editora, para ser um dos poetas na Antologia: Além da Terra, Além do céu V.III ( 2018). Seu próximo livro “O amor sem cortes” (título provisório) deve ser lançado até o primeiro semestre de 2019. Em suas palavras ele diz, "creio que será mais uma contribuição para a poesia brasileira, pois quem sai ganhando com isso é a poesia! Eu vibro quando cada poeta lança um livro. Sei de toda labuta que é lançar um livro no Brasil. E, mais ainda, de poesia. Acho que, este ano, estou contente com o resultado do meu trabalho e com o reconhecimento dos meus leitores, além de tanta gente que sou leitor e hoje me reconhece como poeta".

















Comentários

Postagens mais vistas

Resenha: The Roman - Sylvain Reynard

LANÇAMENTO: 06/12/2016 TÍTULO: THE ROMAN GÊNERO: FICÇÃO, THRILLER, ROMANCE AUTOR: SYLVAIN REYNARD NÚMERO DE PÁGINAS: 300 EDITORA: EVERAFTER ROMANCE IDIOMA: INGLÊS SINOPSE Raven e sua irmã, Cara, estão à mercê de um pequeno destacamento de vampiros florentinos, que estão entregando-as como uma oferta de paz para a temida Curia em Roma. Embora não tenha certeza de que William sobreviveu ao golpe que derrubou seu principado, Raven está determinada a proteger sua irmã a qualquer custo, mesmo que isso signifique desafiar Borek, o comandante do destacamento. Em um esforço para impedir que Raven caia nas mãos de seus inimigos, William se põe à mercê do romano, o perigoso e misterioso rei vampiro da Itália. Mas o romano não é o que ele espera ... Alianças e inimizades mudarão e se fundirão quando William luta para salvar a mulher que ama e seu principado, sem mergulhar a população de vampiros numa guerra mundial. Esta conclusão impressionante ...

[SESSÃO DE RESENHAS] Filme: Lucy

    O filme francês, Lucy é do ano de 2014 e pertence ao gênero ficção científica. É estrelado por nomes como Scarlett Johansson e Morgan Freeman.     É um filme que particularmente a mim, desde que vi, não sai da minha mente, quebro a cabeça sempre por causa do enredo, até entender. Claro, sempre tenho em mente a base da “lição” do filme, do tamanho da “metáfora” que o roteirista montou em cima do filme. Mas, ainda acredito que dentro dessa resenha faltará algo, mas vamos lá!      Lucy, personagem pela qual a atriz Scarlett Johansson interpreta, é uma “mula” de drogas, pessoas pelas quais carregam droga dentro de si para exportação da mesma em outros países, sem ser detectada, no qual mafiosos estão envolvidos. Esta droga, no entanto é um tipo de nova droga, são pedras azuis brilhantes. Ela acaba sendo presa até o dia da partida dela para outro país, junto com outras mulas. Um dos mafiosos então decide querer abusá-la, porém a  mesma...

Review: The Roman - Sylvain Reynard

RELEASE DATE: DECEMBER 6TH TITLE: THE ROMAN GENRE: FICTION, ROMANCE, THRILLER AUTHOR: SYLVAIN REYNARD PAPERBACK: 300 PAGES PUBLISHER: EVERAFTER ROMANCE LANGUAGE: ENGLISH SYNOPSIS Raven and her sister, Cara, are at the mercy of a small detachment of Florentine vampyres, who are delivering them as a peace offering to the feared Curia in Rome. Though she’s unsure William survived the coup that toppled his principality, Raven is determined to protect her sister at all costs, even if it means challenging Borek, the commander of the detachment. In an effort to keep Raven from falling into the hands of his enemies, William puts himself at the mercy of the Roman, the dangerous and mysterious vampyre king of Italy. But the Roman is not what he expects … Alliances and enmities will shift and merge as William struggles to save the woman he loves and his principality, without plunging the vampyre population into a world war. This s...