Título: A Última Carta de Amor
Autor: Jojo Moyes
Data de Publicação: 2016
Editora: Intrínseca
Sinopse
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a sua casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória da antiga vida. Por mais que todos ao seu redor pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.
Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor, primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer.
Resenha
O romance da autora best-seller, Jojo Moyes, conta a história de uma jovem mulher na década de 1960. Jennifer Stirling sofre um acidente de carro em Londres e em seguida, não consegue se lembrar de nada da sua vida e nem do seu relacionamento com o marido. Mais tarde, Jennifer descobre que recebia cartas de amor endereçadas a ela, com mensagens de amor e assinadas de forma misteriosa com um “B.” Jennifer começa a tomar conta da vida pacata que vivia, demonstrando alguns ares de empoderamento. Quarenta anos se passam e a jornalista Ellie Haworth está fazendo uma pesquisa. Ela acaba encontrando essas cartas nos arquivos do jornal que trabalha, podendo ser uma solução ao seu relacionamento atual.
A Última Carta de Amor é um livro muito bem escrito e detalhado, os sentimentos dos personagens são muito bem valorizados. Em contrapartida, o livro foca muito mais na história e no desenvolvimento da personagem Jennifer do que de Ellie e acaba atrapalhando o leitor. Moyes poderia ter dedicado o livro totalmente ao desenvolvimento da história de Jennifer, por exemplo. Além disso, a organização dos capítulos é um pouco confusa, não há uma continuidade das cenas, sempre há uma quebra no capítulo, de qualquer forma isso não atrapalha muito na leitura, exceto quando aparecem muitos personagens, é possível se perder um pouco nisso também. O romance é uma ótima escolha para quem gosta de histórias antigas e curte um bom clichê.
Nota: 3.5/5
Comentários
Postar um comentário