Google Imagens Título original: Spider-Man: Homecoming
Data de Lançamento: 6 de Julho de 2017
Direção: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Robert Downey Jr., Michael Keaton, Zendaya, e outros
Gêneros: Ação, Aventura
Nacionalidade: Estados Unidos
Distribuidor: SONY PICTURES
Não recomendado para menores de 12 anos
Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.
É impossível você nunca ter ouvido falar do maior super-herói de todos os tempos, o mais conhecido e o mais querido por gerações! Sim, estou falando do Homem-Aranha, ou Peter Parker para os mais íntimos... Pois é, o menino aranha acaba de ganhar uma nova adaptação nos cinemas com a direção de Jon Watts, e até que enfim, literalmente de volta ao lar! Sim, a Marvel conseguiu compartilhar os direitos do seu próprio personagem com a Sony Pictures, nos presentando um filme igualmente titulado aos quadrinhos do herói de 1984.
Desta vez, Peter Parker quer mostrar o seu valor, ele gosta de fazer parte da vizinhança, gosta de ajudar as velhinhas, os gatinhos nas árvores e possíveis assaltos, bem como a gente vê no filme (isso não é spoiler, pois está nos trailers). Como é um Homem-Aranha muito jovem, de 15 anos ainda está se descobrindo como homem, está descobrindo sua força e coragem interior, apesar de Peter ser um jovem muito esperto, nerd e inteligente, há algumas coisas que ainda lhe deixam inseguro, o que faz com que vários jovens se identifiquem com a personagem.
Este filme ocorre 8 anos depois de tudo o que ocorreu em Nova York em Vingadores 1, sim eu sei que muita gente está p*** da vida com essa cronologia que a Marvel adotou, mas preste bem atenção e não leve o ano de lançamento como o ano correspondente aos eventos. Pode ser 8 anos ou aproximado a isso! E ocorre horas depois de Guerra Civil, sim, horas, tudo porque bem no começo do filme, Tony Stark está trazendo Peter de volta ao Queens, o bairro onde ele mora, por isso "de volta ao lar", pegaram a referência? :)
O que pode trazer no futuro ao Universo Cinematográfico da Marvel, é uma possível continuação deste filme em pauta e a participação do pequeno garoto Peter na grande Guerra Infinita, que tem previsão de estreia no primeiro semestre do ano que vem!
A história gira em torno do jovem herói que torce para uma nova missão com o Sr. Stark muuuito em breve, só que se passa meses e nada acontece, parece que se esqueceram do garoto. Ele não muito contente, continua fazendo seu trabalho na vizinhança até que um assalto muito suspeito atrai sua atenção e tudo pode piorar quando o vilão Abutre aparece. Tony Stark por sua vez, não queria que o garoto se machucasse, se colocasse em perigo e colocasse as outras pessoas também na mesma linha. Resta saber o que pode acontecer nessa autodescoberta ft. porradaria!! *RISOS*
Mas, antes que eu acabe soltando algum spoiler, vamos falar sobre a produção e direção. Acredito que desta vez a Marvel conseguiu o direito da personagem, e enfim, pode chamar de seu totalmente, porque esse foi o legado que por muitos anos não vimos. Até que enfim um Homem-Aranha fiel aos quadrinhos e fiel a sua identidade.
A direção de Jon Watts foi incrível, teve uma inspiração muito forte do criador de O Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões pelo tom totalmente colegial e escolar... Ou seja, do diretor John Hughes. Teve um tom de humor muito bem colocado, eu achei que eles iam exagerar, mas me enganei, foi uma surpresa, além da aparição do Homem de Ferro que também achei que fosse super valorizada, do tipo: Homem de Ferro-De Volta ao Lar, mas também me enganei!
Muita gente falou do traje do herói que não está lá muito fiel, já que tem uma inteligência artificial dentro dele, assim como Tony Stark teve e ainda tem nas armaduras do Homem de Ferro. Mas temos que combinar que estamos na era digital, a tecnologia mudou muito desde que os quadrinhos foram lançados (os primeiros) até agora, e o personagem precisava renovar, precisava ter um ar jovem, antenado e com ele, retratar nosso atual cotidiano, wi-fi, mensagens a todo o momento, e acabou não apelando muito a tecnologia, porque utilizou muito mais da capacidade do ator para isso do que qualquer outra coisa.
Tom Holland, o ator que interpreta o Homem-Aranha por meses teve seu treino redobrado para viver o Peter Parker, muitas das cenas em que ele pula, dá mortais, é ele pendurado por cabos para evitar eventuais acidentes, mas fora isso, é totalmente Tom Holland sendo Tom Holland e ele conseguiu o papel por causa disso, pela facilidade de lidar com essa parte mais acrobática, pois já foi bailarino e era incrivelmente bom na escola ao fazer ginástica artística (dar piruetas, mortais e um monte mais de loucuraaaa!!). Se você já assistiu o filme e viu a parte que ele está em Washington e dá aquele super pulo para trás quando estava na grande torre, prédio, whatever?! Sabe essa parte? Pois bem, ele realmente se jogou de costas! Não foi computação gráfica.
Que demais, não é?
Muitas, mas muitas pessoas mesmo reclamaram do Peter ser jovem demais, mas foi esclarecido que o filme foi inspirado no momento que o Homem-Aranha estava no Ensino Médio, aquele garoto de 15 anos não está à toa lá, a história não volta atrás, é simplesmente um novo começo. A mesma coisa serve para a Tia May, interpretada pela atriz Marisa Tomei, para mim ela teve mais cara de tia do que todas as outras, apesar de que eu gostei mais da tia May do Peter Parker do Andrew Garfield, mas a vida segue...
Ainda falando do elenco, há Homem de Ferro novamente incrível como Robert Downey Jr, não pera ~ :P ... Brincadeirinha, há a Zendaya como a Michelle, e não, ela não é a Mary Jane! Ela é a Michelle, ela só citou no filme que gostava de ser chamada de MJ por uma simples homenagem a personagem (e talvez um futuro amor do Peter, não sabemos...) da primeira trilogia dos cinemas interpretada pelo lendário Tobey Maguire. Há a Liz, o grande amor de colegial do Peter, seu amigo Ned que é o primeiro a descobrir que ele é o Homem-Aranha, e nos quadrinhos tem um forte impacto por ser exatamente dessa forma, um dos únicos a saber sobre a verdade de Pete!
Michael Keaton, como o vilão Abutre, agora toma uma nova visão, já que a última vez que fez filmes de heróis interpretou o Batman!! E que por sinal também deu um bom vilão, e talvez o mais bem construído de todos os outros Homens-Aranha... Sei lá, ele teve seus motivos!
A trilha sonora foi estonteante que fez o pelo do meu nariz arrepiar e não é exagero, amiguinhos! Michael Giacchino remodelou, readaptou a trilha mais conhecida do herói que lançou nas animações da década de 60... Ouça aqui.
"Spider Man, Spider Man,
Does whatever a spider can.
Spins a web any size.
Catches thieves just like flies.
Look out, here comes the Spiderman..."
Concluindo, este filme é sobre encontrar sua própria identidade, autoconfiança e o mais importante, não precisar dos outros para chegar onde você quer, você tem suas pernas, basta usá-las. É um grande filme, o melhor do Homem-Aranha com uma direção fiel aos quadrinhos e um trabalho muito bem feito do Universo Marvel que só nos mostrou talvez, apenas seu começo.
A melhor e grande parte deste post chegou... Vou retratar todos os Easter Eggs ou referências, como você preferir chamar que eu consegui encontrar no filme, dei algumas pesquisadas para firmar minhas teorias, para não falar bobagem. Esta parte do post está sujeita a spoilers, assim que tiver um no texto haverá este símbolo antes do parágrafo começar: !ALERTA DE SPOILER! Chega de conversas e vamos analisar o que nos interessa!
1. Damage Control
Google Imagens
Acima eu já citei algumas referências, como o nome dos quadrinhos ao nome do filme, a trilha sonora da animação dos anos 60 ter sido repaginada para o filme, sobre o amigo do Peter, o Ned saber da identidade do amigo... Blá blá blá... Mas há outras coisas bem legais, como no início do filme aparece o Damage Control(Controle de Danos) que é uma empresa de construção afiliada ao Tony Stark que aparecem nos quadrinhos da Marvel, eles aparecem para recolher todo o lixo, o que restou das guerras que aconteceram em Vingadores 1 e 2!
2. FLASH?
Google Imagens
Há um colega de Peter que se chama Flash Thompson. Ok, Flash, de primeiro momento eu falei "Ué, mas não é da DC?" Gente, a Marvel fez uma FUCKING homenagem ao Flash, sim o garoto mais rápido do mundo, Barry Allen e tudo o que você conhece ou ouviu falar!!!! Eu custei a acreditar... Houve um momento do filme que a professora perguntou ao Flash algo sobre física e ele errou, então ela jogou a pergunta ao Peter, que mesmo sem prestar atenção na aula, acertou a questão. A professora, logo em seguida, retornou ao Flash dizendo a ele que não importava que ele fosse rápido o bastante... É... daí vocês já entenderam...
3. A História da Marvel presente até hoje!
Google Imagens
Na escola de Peter, há um grande mural com grandes físicos e estudiosos importantes da nossa história como Albert Einstein, e logo mais a frente encontramos então uma foto de Howard Stark, a figura talvez, mais importante do Universo Marvel no cinema <3. Linda homenagem! E falando em figuras importantes, na sala de aula, tem um painel em cima da lousa que bem no cantinho está lá, Sr. Bruce Banner, nosso monstro verde e bravo, o Hulk!
4. (SPOILER!) O Escorpião
Google Imagens
!ALERTA DE SPOILER! Não poderia deixar de fora as cenas pós-créditos e quem sabe, explicá-la já que ela ficou um pouco confusa. Na primeira cena, aparece o Abutre preso, conversando com um de seus antigos capangas, só que esse capanga, nada mais, nada menos é o Escorpião, outro vilão das histórias de Homem-Aranha! Ele promete querer pegar o herói, e Abutre inclusive, ameaça ter a identidade verdadeira do Peter para conseguir o que quer, e sim, o vilão principal interpretado por Michael Keaton descobre todo o segredo no filme!
5. Aranha de Ferro
Google Imagens
!ALERTA DE SPOILER! Esta cena não está nos pós-créditos e sim, no final do filme! Homem de Ferro, aka, Tony Stark convida Peter para ser um membro oficial dos Vingadores, só que... Ele oferece nada mais nada menos que... o traje do "Aranha de Ferro", será que o veremos utilizar na Guerra Infinita? Para isso, teremos que ter paciência ;)
6. O Momento Icônico
Google Imagens
!ALERTA DE SPOILER! Ou não... Peter, em um momento do filme salva seus amigos na torre de Washington, a qual estão participando de um torneio do tipo "gincana de física" ou algo do tipo, porque eu não entendo disso, só entendo de humanas, entãaaao.... Peter, conversa com seu traje tecnológico, o nome dela é Karen, a voz da inteligência artificial. Nessa cena ele está de cabeça para baixo prestes a beijar sua garota, Liz, outra referência do primeiro Homem- Aranha do cinema, talvez a cena mais icônica da história, onde ele beija Mary Jane... Só que ele, bom... acaba caindo e não dá tempo de fazer nada... #Risos
7. Valorize o passado, abrace o presente!
Google Imagens
Outra linda e fresca referência que acho que todos já sabem, mas é bom enaltecer é a cena em que Peter salva as pessoas dentro de uma espécie de um navio ou o que diabos for aquilo... É basicamente a mesma coisa que acontece quando o primeiro Homem-Aranha salva as pessoas dentro de um trem <3, assim como a gente pode ver na imagem!
Minha lista acaba aqui, mas eu sei que há várias outras referências, mas quis destacar tudo que percebi na sessão do cinema, porque ver depois é fácil, mas na hora ali no calor do momento, você só quer ver o que está acontecendo, e sem querer querendo, acabei me simpatizando com o Capitão Referência, ou melhor, Capitão América, e enfim, demos nosso máximo!!!
Google Imagens
|
Paula M. C. Basílio
blogueira e autora
Conheça no:
Livro físico - comente abaixo
Olá! Obrigado pelo artigo. É evidente que você é um grande conhecedor da história do Homem Aranha! Eu não sou uma grandea fã deste personagem mas adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente acho que o Homem Aranha de Volta Ao lar elenco foi decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Não tem dúvida de que Tom Holland foi perfeito para o papel principal. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza. É uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes.
ResponderExcluir