Agatha Christie
Assassinato no Expresso do Oriente
Romance Policial
SINOPSE
Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.
RESENHA
Talvez você já tenho ouvido falar dessa história, ou por virtude das adaptações ao cinema, ou simplesmente porque a obra é famosa. A verdade é que esse foi meu primeiro contato com uma das maiores escritoras de romance policial do planeta, Agatha Christie.
Nesta história, ela traz uma nova missão para um dos detetives mais famosos da ficção, Hercule Poirot que deve desvendar um dos assassinatos mais intrigantes que já tomara conhecimento, o assassinato no Expresso do Oriente. O detetive, por sua vez, interroga todas as pessoas presentes no trem, a fim de descobrir quem é o culpado.
De fato, sem sombras de dúvidas, é uma história muito bem arquitetada, surpreendente, com uma linguagem de nível fácil para o nível mediano de entendimento. É uma leitura que passa voando, eu li o livro basicamente em dois dias! Assim que você pega para ler não dá para parar, já que as pistas não param e as hipóteses de criminosos só ficam mais interessantes a cada página.
Eu senti uma semelhança com as histórias da dupla Sherlock e Watson, já que Poirot tinha Bouc lhe ajudando, é apenas um fato curioso que eu observei, pode ser que não tenha nada a ver.
Como eu disse, o desfecho é totalmente surpreende, é notório todo o sucesso da autora pelo mundo, espero conseguir ler outras obras da Agatha, que mesmo depois de anos e anos de publicação, continua fazendo um sucesso sem igual. O reinado do crime sempre foi e continua sendo dela.
Ps: Eu ainda estou chocada com o final, só para deixar claro.
Comentários
Postar um comentário